Um Deleite!
Hoje tenho o prazer de analisar os lápis de cor que eu considero os melhores do mundo e que são capazes de mudar sua opinião sobre pinturas com lápis de cor.
Digo isto porque sei que existem muitas pessoas que adoram pintar com lápis de cor, mas também existem pessoas que odeiam o resultado porque provavelmente nunca usaram os lápis corretos com a técnica correta.
Os lápis de cor existem em várias formas, como à base de óleo, à base de cera, pastel e solúveis em água. Todos são intermixáveis e compatíveis entre si.
A única diferença está na técnica e no método de aplicação em que são usados. Lápis de cor existem em grau de estudante e qualidade de artista e isso é algo que você deve prestar atenção, pois, enquanto os lápis de estudante são mais baratos, geralmente não são tão suaves e nem possuem tantas cores, os artísticos são mais caros, suaves e você pode comprar em conjuntos ou avulsos. Isto pode ser muito interessante pois você compra as cores necessárias apenas e também na hora da reposição que você não precisará comprar outro conjunto completo. A longo prazo pode até significar uma economia.
Temos ainda o fator resistência à luz, que significa o quão rápido as cores desaparecerão quando sua pintura estiver exposta à luz. Os lápis que não são Lightfast (Resistentes à Luz) mudarão de cores em pouco tempo e poderão sumir do papel em menos de 20 anos, enquanto os que são, permanecerão o mesmo por muito mais tempo. Vamos situar agora os Lápis Polychromos: São feitos à base de óleo e fabricados na Alemanha, artísticos e a maioria deles é altamente Lightfast. São classificados com relação à resistência à luz com estrelas (você encontra as estrelas no lápis ao lado do número da cor) , sendo que *** = Resistência máxima ao desbotamento (100 anos ou mais), ** = Muito boa resistência ao desbotamento (25 anos ou mais) e * = Boa resistência ao desbotamento (5 anos ou mais).
O que faz eles terem mais resistência à luz são os pigmentos usados para conseguir cada cor e uns estão mais sujeitos ao desbotamento por exposição à luz que outros. Mas posso dizer que a maioria dos Polychromos tem muito boa resistência à luz.
Outro fator importante é a qualidade de fabricação destes lápis que são impressionantes, boa madeira, bom acabamento e pintura e com informações completas em seu corpo, possuindo o nome da marca, o modelo, as estrelas lightfast, o nome da cor em mais de um idioma e o país de origem. Sua mina pode ser afiada em um ponto muito fino o que realmente proporciona uma precisão sem igual e isto tudo sem ficar quebrando ou esfarelando. Acho também os Polychromos muito macios, pigmentados e fáceis de trabalhar, deslizando no papel na medida certa e aceitando muitas camadas de cor sem empastar e as mixando perfeitamente. Inclusive se misturam a outros de marcas diferentes. Outro fator muito importante é que possuem 120 cores lindas.
Você pode me perguntar: Só tem qualidades então? E eu respondo, é quase isto. A única coisa que pode ser dada como defeito é que o Branco é meio transparente e não pode ser usado como uma cor de destaque. Fora isto aceita muito bem o uso de blenders, burnishers e óleo mineral para acabamento. Acho que do meu lado falei tudo que me veio à cabeça, porém se alguém tiver mais algo a acrescentar ou perguntar, sinta-se à vontade para comentar.
Bitta.