quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Melhores Lapiseiras Técnicas do Mundo. The Best Mechanical Pencils in the World

Marcas e modelos famosos.

No mundo existem muitas marcas famosas pela qualidade e tecnologia na fabricação de lapiseiras (Mechanical Pencils) dentre as quais podemos citar a Pentel, Koh-I-Noor, Lamy, Staedtler, Zebra, Ohto, Rotring, Pilot, Faber Castell, Uni Mitsubishi, Caran d'Ache,  Tombow, A.G. Spalding, Sakura, Paper Mate, Bic, Parker, Worther, Cross, Alvin, MontBlanc, Laco, Stabilo, Autopoint, etc... E todas estas grandes marcas possuem produtos mais simples e baratos e outros mais sofisticados. Claro que como bom colecionador nosso principal objeto de desejo são as mais sofisticadas, pois seus materiais e tecnologias são superiores aos das mais simples (Pelo menos na teoria).
Existem alguns modelos que se sobressaem em todas as marcas e citarei alguns a seguir.


Este modelo alemão da Faber Castell a TK-Fine Vario Luxe é um deles pois além da qualidade e precisão possui um dispositivo que muda o sistema amortecimento da grafite na hora de escrever de hard para soft. 


Já a japonesa Uni Mitsubishi criou a Kuru Toga, uma linha de lapiseiras que tem um mecanismo que toda vez que se encosta a grafite no papel a lapiseira executa uma rotação automática pequena da mina de modo a conseguir um traçado de uma mesma grossura de linha pois é como se a grafite fosse apontada para manter o traçado uniforme. 


A japonesa Pentel que possui uma infinidade de modelos técnicos e profissionais tem em sua linha um modelo todo em metal que se chama GraphGear 1000 que tem em sua construção um clipe de fixação que quando apertado recolhe a ponta da lapiseira para protegê-la.


Outra marca que costuma inovar é a Staedtler (Alemanha), e uma de suas inovações foi o modelo Regulator que permite que se gire um botão e se regule o quanto o grafite deve avançar quando for pressionado o seu botão de avanço de grafite.


A empresa japonesa Zebra criou o modelo Tect 2Way que permite a opção da forma de fazer o avanço da mina, através do botão tradicional ou mudando um botão para o modo "shake" (simplesmente chacoalhando a lapiseira).


Já a empresa alemã Lamy se destaca pelo investimento em qualidade e pelo design diferenciado feito pelo designer mundialmente conhecido Wolfgang Fabian. Veja acima este modelo em alumínio, Lamy Al-Star Silver. 


Outras marcas se destacam pela qualidade e durabilidade como é o caso da Alemã Rotring que possui vários modelos e um que se destaca é o Rotring Rapid Pro (Acima), fora a Icônica Rotring 600. As imagens falam por si só.

Tem também a Tcheca Koh-I-Noor que fabrica uma linha de produtos de primeira qualidade a mais de um século e é bastante respeitada na fabricação de lapiseiras e porta-minas, como este modelo Mephisto Profi Hardmuth.

Temos também uma marca que se sobressai em vários mercados pela robustez e simplicidade de projeto, mas com construção sólida como a Alvin Draft/Matic.

E a famosa Autopoint TwinPoint que apresenta duas pontas de grafite na mesma lapiseira, recurso útil pois pode-se usar minas de cores e/ou durezas diferentes na mesma lapiseira.


Modelos e marcas é o que não faltam para que os colecionadores possam se deliciar a cada aquisição para sua coleção, ainda bem. Valeu Colecionadores!
                                                                                                                                                          Bitta.
Obs.: Acabo de lançar a parte II desta matéria, vejam aqui no Blog em https://colecomix.blogspot.com.br/2016/09/melhores-lapiseiras-tecnicas-do-mundo.html.

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Naiara. A matéria citou apenas algumas das melhores marcas, mas é claro que as lapiseiras Worther são muito boas, porém bem difíceis de encontrar no Brasil. Farei em breve a análise de alguma Worther. Um abraço e obrigado por acessar nosso Blog.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Naiara. A matéria citou apenas algumas das melhores marcas, mas é claro que as lapiseiras Worther são muito boas, porém bem difíceis de encontrar no Brasil. Farei em breve a análise de alguma Worther. Um abraço e obrigado por acessar nosso Blog.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Felipe. A matéria citou apenas algumas das melhores marcas, mas é claro que as lapiseiras Worther são muito boas, porém bem difíceis de encontrar no Brasil. Farei em breve a análise de alguma Worther. Um abraço e obrigado por acessar nosso Blog.

      Excluir
  4. Me interessei pelo artigo, muito bem escrito. Sugiro que atualize para 2016, se possível indicando boas opções para estudantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Anita. Obrigado pelo elogio e pela sugestão. Farei sim uma atualização, pois este é o post que atrai mais de 50% dos leitores do meu blog.

      Excluir
  5. Esta LACO, é razoável? Qual a opinião sobre ela? É nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só existem duas marcas nacionais de lapiseiras: Newpen (ruim), e Compactor (meia boca). O resto ou é nacionalizado (PPIM) ou ... sei lá.

      Excluir
  6. Não possuo nenhuma desta marca, portanto não sei te dizer.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Meu nome é Emmanuel e sou apaixonado por lapiseiras. Infelizmente já me levaram um bocado de peças boas, por descuido meu. Spalding, Caran d'Ache, Lamy...Dá vontade de chorar.
    Eu estou reiniciando minha coleção e gostaria de saber onde posso encontrar, no Brasil (pela Internet), essas preciosidades como Autopoint TwinPoint, Koh-I-Noor...Se puder me passar informações, pode ser por e-mail (prelmani700@gmail.com). Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Emmanuel. Fico chateado por suas perdas, pois também tive algumas. Quanto a comprar lapiseiras Koh-I-Noor, é fácil, lojas vituais como www.frutodearte.com.br, www.grafittiartes.com.br, www.acasadoartista.com.br e www.mercadolivre.com.br vovê encontar vários modelos. Agora quanto as Autopoint a coisa fica mais difícil pois é uma marca mais restrita ao mercado Norte Americano, tem que comprar pela Amazon ou lojas especializadas dos EUA. Boa sorte neste reinício de coleção. Um abraço e obrigado por visitar meu blog.

      Excluir
    2. Procura na Ravil Canetas, em SP. Tem a Autopoint lá. Eu comprei uma Autopencil, mas não se iluda muito com a lapiseira não: ele é meio esquisitona para usar.

      Excluir
  8. Eu utilizo a pentel graphgear 500, é uma lapiseira muito boa, mais estou doido pra comprar a rotring.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Luiz. A Pentel Graphgear 500 é realmente uma ótima lapiseira, porém esta Rotring é de outro nível de material, coisa fina mesmo, e dura para a vida inteira. Vale a pena. Uma abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Pô, muito legal a matéria. Parabéns. Engraçado, nunca imaginei que a lapiseira branca que meu primo deixou num estojo velho da época de escola dele fosse criar um fã de lapiseiras. O modelo era a Pentel SHARP P200, com o corpo branco. Eu a tenho até hoje e é uma das minhas favoritas.

    Há dois anos eu adquiri a Pentel P360, uma série que se assemelha muito a GraphGear, também possuindo um grip de metal com borrachas. Mas a ponta é mais simples. Durante esses dois anos eu quebrei umas 5 vezes o grafite (0.7), e o que surpreende é a maciez ao se escrever com ela.

    No entanto, há algumas semanas eu comprei a Pentel ORENZ. Eu gostei muito dela, e o sistema antiquebra de grafite (para a minha surpresa) funciona mesmo. Eu acabei com 3 grafites 0.2 sem quebrar uma única vez a ponta, e olha que eu testei o mecanismo pressionando com muita força na hora da escrita (a ponto do traço ficar mais escuro do que o da 0.7).

    Eu achei esta lapiseira incrível, mas gostaria de saber a opinião de uma pessoa mais experiente no assunto. Onde estaria a Pentel ORENZ nessa lista, se entraria, e os famosos "por quês"? Obrigado pela atenção e desculpa o textão, acho que me empolguei. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, e muito obrigado pelos elogios. Quanto a lapiseira Orenz, fiz neste blog uma Parte II deste post e acrescentei as lapiseiras mais recentes nele e ela está lá. Não há o porque pedir desculpas, pelo contrário, fico muito contente quando alguém dedica um pouco do seu tempo para deixar um comentário aqui. Um abraço.

      Excluir
    2. Eu só tomei na cabeça com essa Orenz. Ela dá o mesmo defeito da Faber Grip Matic ou mesmo da Autopoint Autopencil: o mecanismo perde a funcionalidade, e deixa o grafite escapar. Peguei meu dinheiro de volta e comprei uma Kohinoor Versatil 5201, essa sim lapiseira de macho, e com o troco arranjei uma LP836M - que é uma Sharp de lenhador.... hehehe

      Excluir
    3. Bom dia, Marcelo. Acho que você deu azar então, pois a Orenz é uma ótima lapiseira. Mas fez belas compras para substituir. Um abraço e obrigado pelo seu relato.

      Excluir
  10. Opa Bitta!!! Beleza. Seguinte, na minha 4º série no ano 2001, um amigo meu tinha uma lapiseira que nao esqueço até hoje. Pesquisei em site de colecionadores, fiz buscas em todos os tipos de loja e nunca mais vi outra igual.

    Descrição:

    Ela é parecida com recarga de caneta, bem fina, com o bico metálico, o corpo preto e o botão para sair o grafite, que fica na parte superior da lapiseira, é da cor amarelo escuro se não me engano.

    Estou a muito tempo querendo descobrir a marca dela, mas até hoje não consegui.

    Ela era 0.5 mm

    Parecida com essa recarga de caneta do link.

    Se alguem conhecer e puder me ajudar a descobrir, agradeço muito mesmo!!!

    https://www.google.com.br/search?q=recarga+de+caneta&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjc8sHghZ3aAhULGpAKHYr0BOUQ_AUICigB&biw=1517&bih=735#imgrc=PAwuqoVqZwrxxM:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lucas. No momento não estou recordando de nenhuma deste jeito. vou pesquisar. Um abraço.

      Excluir
  11. onde eu acho essa Lapiseira Rotring 600 aqui no Rj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Rio de Janeiro não sei, mas no Mercado Livre tem. Um abraço.

      Excluir
  12. E a marca whorter?





































    Zueira kkkkkkkkkkk
    Muito bom seu trabalho aqui neste blog cara, parabéns mesmo, muitas pessoas precisam dele em especial, como eu precisei na hora de comprar uma lapiseira boa.

    Não exclua esse blog futuramento vey kk

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir