segunda-feira, 22 de maio de 2017

Qual é o melhor lápis de cor do mundo?

Depende.

Começo este post com esta resposta "Depende", por vários motivos. Um deles é o fato de cada marca ter seu ponto forte em uma ou mais linhas e outras nem tanto. Uma ser especializada em lápis aquarelável e outra no seco. E outro fator bem importante, a aplicação que se fará destes lápis pode ser necessário um lápis mais duro e que não quebre tanto a ponta (precisão) ou um lápis mais mole e pigmentado, ou ainda um lápis aquarelável ou pastel.


Outra coisa importante é que marcas Faber-Castell, Caran D'Ache, Koh-I-Noor, Lyra, Cretacolor, Bruynzeel, Staedtler, Conté a Paris, Prismacolor, Giotto, Crayola, Holbein, Tombow, Sakura, Derwent, Daler Rowney e Marco Raffiné tem em suas linhas lápis aplicáveis às várias necessidades.


Algumas possuem linhas escolares, intermediária, premium e profissional, e portanto lápis duros e moles, mais pigmentados e menos pigmentados e ainda lápis de cera ou óleo, pastéis ou aquarela.


O que quero dizer na verdade é que dependendo da sua necessidade na hora de utilizar um determinado lápis de cor, que você vai saber se precisa de um lápis mais de um jeito ou de outro.


Claro que todos sabemos que existem marcas que produzem os melhores lápis do mundo e na minha humilde opinião são classificados assim:

- Faber Castell Polychromos / Albrecht Durer
- Prismacolor Premier
- Holbein
- Derwent Inktense / Artists
- Caran D'Ache Luminance
- Lyra Rembrandt
- Giotto Supermina
- Koh-I-Noor Polycolor / Mondeluz
- Staedtler Karat
- Cretacolor
- Conté a Paris

Sei que esta lista gerará muita controvérsia, porque sei que isto é muito subjetivo e automaticamente alguns concordarão e outros não.


Acho a linha Polychromos da Faber Castell a mais equilibrada de todas, pois possui maciez e excelente pigmentação, sem ser mole demais, se prestando para aplicações de precisão ou de cobertura de grandes áreas. Já como aquarelável gosto da linha Inktense da Derwent seguida de perto pela linha Rembrandt Aquarell da Lyra pois ambas são muito pigmentadas e aquarelam muito bem.


Já a linha Premier da Prismacolor preferida de muita gente por ser extremamente pigmentada e super macia, dificulta pintar pequenos detalhes pois sua ponta arredonda muito rápido perdendo precisão.


Já a linha Luminance da Caran D'Ache possui um alta capacidade de resistência a Luz e Tempo chamada Lightfastness, além de ser super pigmentada e macia.


Falarei aqui neste blog sobre cada uma destas linhas que citei de forma mais detalhada, analisando cada fator positivo e negativo de cada uma.

                                                                                                                                          Bitta.

38 comentários:

  1. Valeu Bitta! estou com dúvida em qual lápis comprar, está me ajudando muito esse tuto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, quando escrevi este post foi pensando na dificuldade de comprar com tantas marcas disponíveis. Como tenho todas elas do post para testar aproveitei a oportunidade. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. boa noite qual é essa marca abaixo da caran d`ache as cores de cima são neons ou tipo pastel?
    sou doido pela koh in noor mondeluz não tenho mas pretendo kkk ja as cores escolares tenho várias XD

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Rodrigo. A marca deste estojo é Holbein. São cores pastéis. A Koh-i-Noor Mondeluz é mesmo uma linha muito desejada pela sua qualidade, pode comprar tranquilo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa... o meu sonho é comprar os 150 cores da Holbein mas como sou uma artista nova (tenho 14 anos e amo desenhar desde sempre, mas comecei serio faz menos de 2 anos) e não tenho como comprar os caros kkk vou começar com um kit Prismacolor Premier de 42 cores (para não me perder e "exagerar" nas cores kkk pois com muitas opções eu ia ficar horas e horas decidindo cores e as combinado haha)!
    Mas seu blog é extremamente utilll (sic)
    Obrigada ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Juliana. Este Kit da Holbein de 150 cores é maravilhoso, mas não precisamos dele para fazermos excelentes trabalhos, basta comprar este kit da Prismacolor que vc falou com 48 cores que você já terá quase tudo que precisa. Apenas se você pintar muito desenhos com pessoas então recomendo comprar também o kit da Prismacolor com tons de pele que se chama Portrait Set. Um abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Olá bitta, vc já usou o supersoft da Faber Castell? Se já gostaria de saber o que vc achou deles. Desde já obrigado ^^

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, sim já usei os Lápis Supersoft da Faber Castell, são bons lápis escolares, porém são extremamente cerosos e isto causa o problema de "emplastar" quando você passa muitas camadas de cores. E por serem muito moles a ponta sempre precisa ser apontada e acabam rápido e tem menos precisão. Valem preço, mas estão longe de serem ótimos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, obrigado por responder, percebi que eles emplastificam mesmo, e agora me surgiu uma duvida, o giotto supermina é melhor que o supersoft? ou eles emsplatificam tbm?

      Excluir
    2. Bom dia, Eu acho o Giotto Supermina melhor, tecnicamente falando. E se souber pintar não emplasta. Digo isto porque até alguns lápis ditos profissionais emplastam se não tiver técnica na pintura.

      Excluir
  7. Boa tarde Bitta, conhece os lápis da acrilex e conhecendo poderia me dizer a tipo de tetrabal ele é mais indicado, tenho interesse em retrato.

    ResponderExcluir
  8. Vou comprar o Prismacolor Premier de 72 cores, por 450 reais mais ou menos no site americanas, se acha confiável?

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, não entendi sua pergunta, se eu acho confiável o site americanas.com? Sim. Quanto aos lápis são excelentes.

    ResponderExcluir
  10. Amor lápis de cor. Gostei do seu post e cheguei até aqui tentando descobrir qual lápis mais se assemelha ao prismacolor premier?. Tenho os prismacolor e o polychromos, e percebo que são completamente diferentes e estou buscando um que seja mais parecido com prismacolor no quesito maciez e saturação. Se puder me dar sua opinião, agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde, Dheime. Na verdade os prismacolor premier são únicos no mercado quanto a suas qualidades, portanto quem gosta deles não encontra nada parecido. Os Lápis da TRIS são bem macios e bem mais baratos que os prismacolor, mas não possuem a mesma pigmentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por responder! Não testei os Tris ainda... Você já utilizou o Polycolor da koh i noor? Poderia fazer alguma consideração sobre eles? Ouvi dizer que são macios e pigmentados e estou pensando em investir neles.

      Excluir
    2. Sim, os polycolor são ótimos, porém são bem diferentes dos prismacolor. São mais duros que o prismacolor.

      Excluir
  12. Olá, td bem? Você fez alguma atualização sobre este assunto? Tenho muito interesse!

    ResponderExcluir
  13. Marquei para receber notificação. Obrigada 😊

    ResponderExcluir
  14. Vc da aulas de desenho? Achei seu blog hj...adorei! Eu desenho, porém, só no grafite...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Gstei muito do seu blog!Você é objetivo e explica muito bem. Queria saber sua opinião. Pra quem gosta de desenhar por hobby, qual lápis de cor você indica: FaberCastell comum, Faber-Castell SuperSoft ou Giotto Supermina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, obrigado pelos elogios. Acho o Supermina o melhor dos 3. Desculpe a demora para responder. Um abraço.

      Excluir
  17. Olá, pode dizer que marca de lápis eu devo comprar, tenho 12 anos e vou entrar num clube de desenho, eu já Pinto bem e desenho mas quero fazer melhor, pode me responder??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, um lápis escolar bem bom é o Giotto Supermina, mas se vc tiver condições de comprar os Faber Castell Polychromos seria sensacional.

      Excluir
  18. Olá, você pode me dizer onde eu consigo comprar os lápis da Holbein?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, São difíceis de encontrar no Brasil, mas já os ví à venda no Bairro da Liberdade em São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado por me responder, agora eu sei onde eu posso comprar os lápis da Holbein, sempre quis compra-los.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma dúvida desde faz já, dois anos. Comprei uma caixa da Faber POYCHROMOS de 120 cores e ela veio com o selo SV na caixa, não sendo assim no lápis (antigamente 1995 ou um pouco mais), esse selo era GARANTIA. Faz aproximadamente cinco anos o selo que corresponde a secural etc. era uma das coisas que mexiam com a durabilidade desse lápis e dos ALBRECHT DURER também. É coisa das minas quedar bem coladas as madeiras utilizadas na fabricação do lápis.
    Passado esse tempo, desde que comprei os últimos 120 A.Durer e os Polychromos com a GARANTIA em cada lápis GERMANY SV, esta desapareceu. Pois como disse de 2 a 3 anos essa SV desapareceu do lápis. Só ficou no lugar MADE IN GERMANY no lápis, e como disse antes comprei da Polychromos duas caixas de 120 cores, pois uma loja "prometeu" que era uma remessa de 2019. O que garantiria a inclusão da GERMANY SV no lápis. Essa loja que atende no MERCADO LIVRE, disse para mim que procuraria saber da proprio fornecedor.
    Não foi assim, nunca mais deu resposta positiva ou negativa. Este selo em questão desapareceu, como disse desde mais tempo atrás. O que me faz pensar que esses lápis não são mais o que foram no seu auge.
    Enfim, será que você possui alguma informação a respeito?, se assim é, gostava que diga pra mim e o público que os usa e não sabe se está usando o lápis que está comprando ou é uma vulgar falsificação, pois em outros países, México, Espanha, Itália, ainda mantem o selo. O que eleva o caso a uma coisa de "mercado" ou como disse, uma falsificação.
    Obrigado.
    Agradeço uma resposta se é que dá para entender o escrito. Extenso por sinal, e tedioso. Mais é muito dinheiro em jogo e trabalho mal gasto se minhas suspeitas se tornam verdadeiras.
    Que conste que faço estas perguntas a gente que está por dentro, pois já fiz o possível com a FABER CASTELL , Brasil e nada não responderam, somente dizeram que eram fabricados na Alemania, grande coisa, se já se sabe isso. Em uma comunicação pelo telefone mesma coisa são da Alemania e pronto. Resposta do SAC FABER Brasil.
    Abraço e espero que tenhas alguma resposta para mim. É muito importante!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, sinceramente não entendi sua pergunta. É sobre falsificação de Lápis Polychromos ou sobre a qualidade atual deles?

      Excluir
  22. Bom dia, o lápis de cor Castle Art Supplies é bom?
    O Gold é de cera. Qual o melhor, cera ou óleo, para livros de colorir e mandalas?
    Vou comprar na Amazon da Alemanha, o Prismacolor está muito caro
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, Os lápis desta marca são bons sim. Lápis à base de óleo são melhores na minha opinião.

      Excluir
  23. Você ja testou os lápis da bruynzeel? Queria saber a sua opinião sobre eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sim já testei e são excelentes. Eu recomendo.

      Excluir