quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Análise da Famosa Lapiseira Pentel P200 Sharp (Japan)

A Lapiseira mais usada no mundo profissional.

Muita gente pode pensar que este blog só fala das lapiseiras top de linha, das mais caras e sofisticadas e para provar o contrário falarei hoje sobre a famosa Pentel Sharp Série P200. Sem dúvidas a lapiseira queridinha da maioria das pessoas que trabalham na área técnica ou artística. Vamos desvendar este mistério.


Em 1970 a fábrica japonesa Pentel resolveu lançar esta linha de lapiseiras que viria a se tornar a mais famosa de todos os tempos e seu design copiado por muitos fabricantes pelo mundo afora. Esta lapiseira não fez fama por acaso, mas pela sua qualidade de materiais empregados e seu design correto e seu preço. Seu mecanismo interno é bastante preciso e feito de metal de excelente durabilidade e o plástico usado em seu corpo também. Sua empunhadura embora feita apenas de raios de baixo relevo, funciona muito bem. Possui sistema de avanço pelo botão traseiro que apresenta em seu interior a famosa borrachinha Z2-1. Suas cores iniciais de lançamento viraram referência de diâmetro da mina de grafite para toda a indústria de materiais técnicos. Todo mundo sabia que quando pegava na mão uma P200 azul que estava pegando uma lapiseira 0.7 mm, preta 0.5 mm, marrom 0.3 mm e mostarda 0.9mm. Hoje passadas décadas de seu lançamento, este modelo é vendido ainda, porém apresenta uma infinidade de cores. Existem até edições para colecionadores com cores metálicas.


Única ressalva a qualidade desta lapiseira fica por conta do país em que é fabricada, pois infelizmente, na minha opinião, a marca não conseguiu manter o mesmo nível em todas as unidades fabris. Recomendo a aquisição das fabricadas no Japão que são as melhores e continuam iguais as lançadas em 1970. Se trata de uma lapiseira que nenhuma coleção pode abrir mão de ter pelo menos um exemplar sequer.


Sei da existência de colecionadores que só colecionam esta série de lapiseiras, possuindo muitas de suas cores e variações. Não deixa de ser uma possibilidade de coleção interessante. Recomendo.

                                                                                                                                          Bitta.





9 comentários:

  1. É uma lapiseira apaixonante...a minha primeira foi a P205 e sito foi a mais de 20 anos !! E ela funciona até hoje...Realmente é um projeto impecável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida é a lapiseira que quase todo mundo já teve uma e muitos tem até hoje. Um abraço.

      Excluir
  2. As fabricadas no brasil, são fabricadas aqui integralmente, ou só o corpo é feito aqui e o mecanismo é japonês? A única diferença perceptível das BR para as JP é a ausência do "Japan" escrito no corpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não tenho esta informação, mas sinto que as fabricadas no japão são melhores que as nacionais. Obrigado pela pergunta e um abraço.

      Excluir
    2. As lapiseiras da Pentel "feitas" no Brasil são frágeis, possuem problemas de qualidade e durabilidade.

      Excluir
    3. E fuja das lapiseiras "metálicas" e "fluorescentes" - a pintura é fraca, desgasta e fica horrível. Fora que é campeã de reclamações no Reclame Aqui.

      Excluir
  3. Olá Bitta,

    Encontrei seu blog por comentários feitos em http://pentelcollection.blogspot.com.br/.

    A maioria dos blogs sobre os lapiseira P200 parece estar lá no Brasil. Isto é provavelmente devido à variedade de cores e tamanhos que estão disponíveis no Brasil versus aqui nos EUA.

    Eu sou uma daquelas pessoas que você mencionou em sua última frase, e eu só comecei um blog sobre esses lapiseira específicos (https://nimrodd.net) e estou tentando entrar em um pouco da história desses lapiseiras.

    Jimmy Simpson



    Hello Bitta,

    I found your blog by comments you made on http://pentelcollection.blogspot.com.br/.

    Most of the blogs about the P200 pencils seem to be there in Brazil. This is probably due to the variety of colors and sizes that are available in Brazil versus here in the USA.

    I am one of those people you mentioned in your last sentence, and I just started a blog about these specific pencils (https://nimrodd.net) and am trying to go into a bit of the history of these pencils.

    Jimmy Simpson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Jimmy. Thank you for your visit and interest in my blog.

      Excluir
    2. Sou fã do blog do Simpson. O cara é extremamente técnico nos artigos e possui um acervo que nem a empresa Pentel possui.

      Excluir