quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Análise: Lapiseira Faber-Castell Tk Fine Vario Lux (German)

Lapiseira técnica topo de linha.

Começo dizendo que minha análise sobre esta lapiseira sofre uma forte influência pelo meu gosto pessoal, pois adoro esta lapiseira e sou realmente tendencioso em sua avaliação. Mas vamos lá.
Esta lapiseira é um modelo que se mantém na linha de produção da Faber-Castell há muitos anos (com pequenas mudanças), tenho uma destas da época que fazia o colégio técnico (Faz mais de 30 anos). A única diferença da minha antiga para a nova é que a antiga possui o botão de avanço em metal com a borracha escondida dentro, e a nova agora possui o botão de avanço de plástico com um pequeno anel metálico que quando girado expõe a borracha. (Uma mudança sutil, mas eu preferia bem mais a antiga).


Eu particularmente acho a aparência desta lapiseira sensacional, com sua empunhadura em aço inox brilhante raiada, com ponteira igualmente brilhante com um anel marcador de dureza do grafite e ainda nesta ponteira existe um anel de plástico que representa através da cor o diâmetro da mina de grafite, o que facilita demais o trabalho do profissional que está usando na hora da identificação de qual lapiseira pegar. 


A foto acima mostra bem o que estou dizendo. Não bastasse este detalhe da empunhadura, temos o corpo da lapiseira em uma resina plástica de alta qualidade na cor verde escuro (British Green) que caracteriza a Faber-Castell no mundo, com as gravações em baixo relevo pintados de prata e ainda um clip de bolso em metal também. Esta lapiseira possui ainda um sistema que muda a forma de amortecimento do grafite na hora de escrever, girando o corpo da lapiseira temos duas posições a escolher Hard e Soft. Falando ainda de sua aparência, ela possui o corpo bastante alongado e esguio o que a torna elegante em qualquer mesa de trabalho.


Mesmo com todos estes atributos tem alguns profissionais e colecionadores que acham defeitos nesta lapiseira, um destes defeitos é que esta empunhadura é muito lisa facilitando escorregar da mão de quem sua muito. Mas comigo isto não acontece. 
A versão nova junto com minha versão antiga, são para mim, meus xodós da coleção. Vale lembrar que a minha antiga me acompanha há trinta anos e continua linda e funcionando. Recomendo.

                                                                                                                                          Bitta.

23 comentários:

  1. Nossa se já era fã da faber, agora eu preciso de uma dessa. Parabéns pelo blog Brita, sem dúvida vou acompanhar e ler todas postagens. É difícil encontrar opiniões tão valiosas sobre materiais de desenho bons como os expostos aqui. Tenho lapiseiras pentel e pensava que faber só tinha essas simples escolares de plástico. Pelo visto tenho que aprender muito ainda! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Danilo, fico muito feliz de saber que você gostou de minhas postagens, pois acompanho seu blog e adoro seus comentários!. Quanto a aprender acho que todos temos muito a aprender uns com os outros. Abraço e obrigado.

      Excluir
    2. Me surpreendeu dinovo. Acompanha meu blog hehe que legal!

      Excluir
  2. Você conhece a lapiseira chengwen 0.5 s029?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi algumas imagens desta lapiseira, esta marca chengwen (China) possui vários modelos interessantes, mas como não tenho nenhuma, não posso dizer nada sobre elas. Esta S-029 é bem bonita e parece ser técnica. Vc tem?

      Excluir
    2. Tenho uma, comprei na minha cidade numa papelaria simples or R$ 8,50 só uma pra testar e guardei. Elá tem corpo de plástico 0,5 grip de alumínio, visor pra marcar a graduação do grafite. A ponta agulha recolhe. Enfim um peso bom, ótima! Gosto mais de usar ela doque minha pentel 500. Hoje procuro pra comprar dinovo e não encontro. A papelaria mudou de dono e não sabe onde comprar dinovo. Vou fazer uma postagem sobre ela e indicarei seu blog, abraço!

      Excluir
    3. Ela parece ser bem interessante. Existem muitas lapiseiras de marcas meio desconhecidas, que se revelam bem boas e duradouras. Esta parece ser o caso. Sei que tem delas para vender no Ali Express, mas confesso que nunca comprei nada lá. Obrigado pela indicação, farei o mesmo assim que possível. Um abraço.

      Excluir
    4. Também nunca comprei lá. Em todo caso segue o link da postagem...
      http://danilosaartes.blogspot.com.br/2016/09/lapiseira-chengwen-s-029a.html

      Excluir
    5. Oba, vou lá correndo ler seu Blog. Um abraço.

      Excluir
  3. Essa lapiseira é feita no japão, na alemanha, ou depende do ano de fabricação? Você sabe de alguma loja brasileira que venda borrachas de reposição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe desta lapiseira fabricada nos dois países. Quanto à borracha de reposição, existe um quiosque da Faber-Castell no Shopping Market Place que vende.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Difícil hein?. Mas se for uma ou outra a GraphGear 1000. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá bitta. Eu estava lendo em alguns fóruns gringos (redit), que esse grip dessa lapiseira é colado na estrutura interna e que tende a soltar depois de um tempo de uso, deixando essa lapiseira sem a qualidade esperada pelo valor pago. o que vc poderia acrescentar sobre esses mecanismos da do grip, acha frágil?
    Em relação a ela ou uma graph 1000 for pro ou uma steadltler 925 25/35 qual você recomendaria já que ambas são quase na mesma faixa de preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Tenho um exemplar desta lapiseira (Dentre vários) em minha coleção que foi adquirido em 1980 e usei durante os 4 anos de curso técnico e depois na faculdade e está intacta, portanto acho que este comentário no Reddit não procede. Quanto a essas duas lapiseiras citadas eu prefiro muito mais a Graph 1000 for pro (Ou a versão Graph 1000 CS).Um abraço.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. olá bitta. O brilho dessa parte metálica do grip tende a sair com o tempo ? ou é inox?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, HGT. O grip é feito de aço inoxidável, não sai com o tempo.

      Excluir
  8. Bom dia,
    Teria indicação de onde consigo encontrar a lapiseira em SP?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Vende na Loja da Faber Castell do Shopping Market Place. Um abraço.

      Excluir
  9. Muito boa a avaliação, mas oque contribuiu mesmo foram as respostas, faz dias que estou procurando uma lapiseira e tinha ficado na duvida entre ela e a graphgear 1000, mas não havia encontrado nenhum video ou fórum com a comparação, suas respostas contribuiram muito para a minha escolha pela lapiseira da Pentel, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Que bom que pude contribuir em alguma coisa. Um abraço.

      Excluir