quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Análise da Lapiseira Rotring 600 (German)

A Ferrari das Lapiseiras Técnicas. Uma das Melhores Lapiseiras Técnicas do Mundo de Todos os Tempos. Um Ícone!

Durante anos desde que comecei a colecionar lapiseiras, a Rotring 600 era uma espécie de sonho para mim, levando-se em consideração que sempre morei no Brasil e que trazer coisas importadas naquela época era uma tarefa das mais difíceis, além de caro. 


Esta lapiseira é importada do Japão que na verdade é seu principal produtor mundial, mesmo a lapiseira sendo de uma empresa Alemã. Vem em uma caixinha de papelão com uma manual de instruções em japonês é claro.


A primeira impressão que tive quando peguei a Rotring 600 na mão é de quão ela é bem feita, como um bloco sólido e único de alumínio e outros metais, sem peças oscilantes. Ela é clean, moderna e minimalista, mas ao mesmo tempo tradicional e retrô. Percebe-se que sua usinagem foi minimamente aperfeiçoada para deixá-la sólida e forte e ao mesmo tempo delicada nos detalhes.


A ponteira desta lapiseira é algo fantástico, pois é em formato de agulha, bem fina, que permite precisão na escrita e na visualização do que se está escrevendo ou desenhando. Bem técnica mesmo.


Sua empunhadura não é áspera demais ou espinhosa, apenas antiderrapante, feita de diâmetro um pouco menor que o corpo da lapiseira para dar mais conforto ao escrever por longos períodos.


A parte central do corpo da lapiseira tem forma hexagonal, dá a impressão de ser um esforço de engenharia para que a lapiseira lembre os antigos lápis de madeira. Além de não permitir que a lapiseira role sobre a mesa.


Na imagem acima vemos a lapiseira desmontada e com isso vermos o quão bons são seus materiais empregados. Na verdade esta lapiseira foi feita para durar uma vida inteira, desde que bem cuidada.


O clipe de metal apresenta uma rigidez ideal para que se fixe a lapiseira em qualquer bolso ou caderno de forma a não soltar. Tem nele o logotipo da Rotring em relevo o que lhe confere um toque de elegância. Possui ainda em seu corpo um marcador de dureza do grafite com opções suficientes que são: 4H, 2H, H, F, HB, B e 2B. Ao redor do topo, o tradicional anel vermelho, uma marca da Rotring. (Que quer dizer Anel Vermelho em Alemão).


A tampa é padrão, também feita de alumínio escovado como o resto da lapiseira e esconde uma borrachinha de emergência em seu interior. O mecanismo de avanço também é o tradicional sistema pelo botão traseiro que ao ser pressionado faz um clique firme que avança 0,5 mm de grafite.
A Rotring vende estas lapiseiras nas cores prata e preto e nas bitolas 0,35 mm, 0,5 mm, 0,7 mm, 1,0 mm e 2,0 mm.



Comecei minha análise chamando esta lapiseira de a Ferrari das lapiseiras técnicas, mas é evidente que temos marcas e modelos de lapiseiras bem mais caras (mais pelo fato de serem meio executivas e de metais preciosos do que pelo primor técnico) que esta, mas quando se trata de lapiseiras técnicas esta é uma das melhores do mercado, com um preço razoável (Cerca de 30 Euros), e um projeto quase perfeito. A própria Rotring possui dois modelos acima deste em seu catálogo, a Rotring 800 e a Rapid Pro. A Rotring 800 tem apenas o acréscimo de que a ponta retrai e detalhes de acabamento e a Rapid Pro apresenta um design mais moderno, mas suas empunhaduras são mais lisas e com o tempo de uso ficam escorregadias e custam quase o dobro do preço da Rotring 600 e na prática são a mesma lapiseira repaginada. 
Recomendo fortemente sua aquisição, pois como disse, se trata de uma lapiseira para usar e apreciar. Uma vedete e um ícone mundial para sua coleção!
Fonte e Imagens: Blogs Dave`s Mechanical Pencils e Pen-Paper Ink-Letter.

                                                                                                                                     Um Abraço,
                                                                                                                                           Bitta.









19 comentários:

  1. Olá, também tenho uma coleção de lapiseiras, a maioria é da Pentel, mas tenho alguns modelos da Pilot, Uni, Staedtler e Parker. Muito legal o seu blog e as análises.

    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Gabriela, fico feliz de escrever sobre o que gosto e descobrir que tem mais gente curtindo e também colecionando. Obrigado pelo elogio.

      Excluir
    2. Vi que vc fez uma review da Pilot S10, onde você comprou ela? Foi pela internet?

      Excluir
    3. Comprei de uma pessoa no Mercado Livre. É uma lapiseira bem legal.

      Excluir
    4. Opa! Vc pode me mandar o link do anuncio ou o vendedor? To procurando ela há algum tempo

      Excluir
    5. Posso sim, Gabriela. Aí vai http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611189022-lapiseira-09mm-pilot-made-in-japan-_JM Um Abraço. Bitta.

      Excluir
  2. Ta complicado achar uma dessa pra comprar. Alguém tem alguma indicação?

    ResponderExcluir
  3. Ola, Bitta.
    Parabéns pela aquisição. Tenho muita vontade de comprar uma há algum tempo, porém lendo os comentários do produto da Amazon vi muita gente reclamando da qualidade dela, principalmente da fragilidade do interior e da facilidade com que a ponteira entorta.

    Tem gente falando que ela partiu ao meio durante uma queda e que vive entupindo.

    Esses comentários procedem?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Ricardo. Está de brincadeira? Esta lapiseira é fantástica. Toda de metal. Só se existir alguma de fabricação chinesa que é inferior a Japonesa, pois esta lapiseira é produzida desde a década de 90 e nunca ouvi ninguém falar isto. Tenho duas e nunca tive problemas com nenhuma delas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, seus artigos são ótimos. Infelizmente para nós brasileiros os preços são um pouco altos. Somado a isso, existe o risco de adquirir um produto não original. Muitos usuários reclamam da quantidade de produtos falsificados no site Mercado Livre. Como adquiriu sua Rotring 600 lá, seria possível nos indicar de qual vendedor você comprou?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Antônio. Realmente existem vendedores picaretas em todos os lugares, mas existem muitos bons também. Infelizmente não sei um para te indicar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bota minha lapiseira rotring 600 caiu e quebrou a ponta. Vc pode me passar duas indicações:

    1 site onde posso comprar a reposição da ponta;

    2 a tutorial para desmontar a rotring


    Abraços!

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, André. Uma vez ví para vender ponta de reposição rotring no site da Jetpens. Quanto ao tutorial, vou providenciar um aqui no site. Obrigado.

      Excluir
    2. Boa tarde!

      Minha Rotring 600 também caiu e entornou a ponta, já tentei desentortar mas o grafite sempre quebra.

      Você sabe se existe algum site que conserte ou só comprando uma ponta nova?

      Obrigada!

      Excluir
    3. Bom dia, Luana. Não conheço nenhum site, tem que comprar a ponta mesmo. Um abraço.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eu comprei uma rotring 300 recentemente pois ela tem o mesmo tamanho e espessura da 600. Apesar da rotring 300 também ser bem construída o diâmetro do grip e o tamanho do mesmo é desconfortável para mim que tenho a mão grande e estou na duvida se compro a 600 ou não já que o tamanho das duas é o mesmo. Valeria a pena? o grip é firme na mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, hgt. Se você comprar a 600 terá o mesmo problema com o diâmetro do Grip. No seu caso não recomendo.

      Excluir