sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Resenha: Lápis de Cor Norma de 36 Cores

Vamos Colorir!

Como é de intenção deste blog, vamos analisar várias marcas de lápis de cor para que possamos traçar um parâmetro de compra dentro das características de cada marca e linha de lápis de cor. Pois tenho como pensamento que cada lápis tem uma característica que pode ser boa em determinado tipo de trabalho e em outro não. Não cabe a nós ficarmos falando mal de uma determinada marca e sim falarmos de suas características apenas e o leitor faz sua escolha baseado nisto.
Sendo assim vou apresentar minha opinião sobre o tão falado Lápis de Cor da marca Norma da linha escolar.


Estes lápis de cor são escolares, triangulares, mais grossos que os normais, com mina de 4 mm, 36 cores sendo 4 metálicas e na embalagem acompanha um apontador plástico.


Por possuírem as pontas mais grossas e serem macios e cremosos, estes lápis são mais resistentes à quebra e em contrapartida tem que ser apontados com uma frequência maior por quem precisa das pontas mais finas para pintar detalhes pequenos.


A imagem acima ilustra a diferença de grossura da mina em comparação ao lápis da Faber-Castell da Linha Ecolápis. Veja que não estou dizendo que isto é melhor ou pior, apenas características.
As cores são fortes e o pigmento firme, porém sinto que as cores da caixa de 36 não são suficientes para todo tipo de trabalho. Faltam variações para determinadas cores. A impressão que tive é que sacrificaram isto para poder colocar 4 cores metálicas. A mistura de cores é possível com estes lápis, mas tem que ser com finas camadas de cada vez, justamente pelos lápis serem bem moles e depositarem camadas mais grossas de material.



Vale ressaltar aqui a presença do branco na caixa o que é muito importante e que as cores metálicas presentes são: Dourado, Prata, Azul metálico e Violeta Metálico.

Um detalhe muito interessante é que os lápis possuem identificação das cores no próprio lápis com nome e número e em vários idiomas. (Inglês/Português/Espanhol)

Outras características legais são a qualidade da madeira que é bem macia e fácil de apontar, a qualidade do apontador que é boa e funcional e também a cobertura que a pintura atinge pelos lápis serem macios e pigmentados com cores fortes e vibrantes.


Sendo assim, podemos afirmar que estes lápis são bons, valem o preço, são confortáveis e que na minha opinião só a escolha das cores poderia ser um pouco melhor.  São um pouco difíceis de encontrar devido ao fechamento da fábrica no Brasil, sendo conseguido apenas de estoques antigos remanescentes ou de países vizinhos que ainda os produzem, aumentando um pouco seu preço que gira na faixa de R$ 40,00. Existem também caixas com 12 e 24 cores. São um dos lápis prediletos das jardineiras (pessoas que pintam livros de colorir) por serem macios e bem coloridos.
Queria aproveitar esta resenha para indicar o blog de um Artista da Bahia que também trata de materiais e técnicas de desenho e pintura que se chama Danilo Sá - Artes que gosto muito do trabalho dele. Farei mais indicações para vocês em breve.

                                                                                                                                        Bitta.



4 comentários:

  1. Obrigado pela indicação caro Bitta! Tenho uma caixinha de 12 cores dessa marca. Realmente muito bons. Uso bastante o branco que é bem pigmentado pra fazer areas de brilho no desenho. Pena não encontrar mais pra vender facilmente. Já ansioso por novas postagens, abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Danilo, como sempre muito simpático e educado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Hoje encontrei três caixas de lápis norma na papelaria. Nossa! Que saudade. Minha neta adorou pois o irmão na época escolar só desenhava e coloria com a norma. Lamento que tenha fechado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Vilma. Realmente muita gente lamenta o fim da produção dos lápis da Norma aqui no Brasil, porém tem gente dizendo que eles ainda são fabricados na Argentina e existem importadores que trazem para o Brasil. No mercado livre tem vários à venda.

      Excluir